Diferenças entre casamento evangélico e casamento católico

Casar é o sonho de muitos casais apaixonados, o sonho de toda mulher desde quando era criança. O sonho de casar é tão especial que muitos querem casar no religioso.

No meio do sonho começa a aparecer algumas divergências, como é o caso das religiões. Quando um casal é da mesma religião, ótimo, haverá menos divergências na hora de escolher o local do casamento, mas se for de religião diferente, prepare-se para começar a discussão.

Não há nada mais desmotivador que um casal que se ama, mas vive o impasse sobre o local do casamento. Nenhum dos lados quer ceder, seja por motivos de crenças, ou para agradar a família.

No final das contas, os noivos é que perdem, o amor é sobrepujado pelas convicções.

Não estamos aqui defendendo o que é certo, ou errado, ou qual a religião certa; estamos aqui fazendo uma comparação entre o sonho, e os aspectos mentais que geram uma série de atritos, até um dos lados ceder, ou os dois.

Como o Brasil é um país de maioria católica, mas ao mesmo tempo, com crescente número de pessoas que se declaram evangélicas, é muito comum descobrir casais que um dos noivos é católico e o outro de alguma igreja de denominação evangélica.

Você conhece as diferenças entre casamento evangélico e casamento católico? Veja abaixo e tire suas dúvidas.

Casamento Evangélico

Pessoas que desejam casar ao ar livre, curtindo a natureza, em salões ou coisas do gênero, muitas vezes, procuram a igreja evangélica para tal. O casamento evangélico neste sentido costuma ser menos “rigoroso” que o casamento católico.

O casamento evangélico exige preparação, fidelidade e compromisso, porém, pode-se ser celebrado em outros lugares que não a igreja, e os pastores costumam se deslocar sem grandes problemas, e sem impedimentos.

A preparação é muito importante, ou seja, fazer parte da comunidade, ser batizado naquela igreja e participar dos cultos regularmente; além de casar primeiramente no civil, são requisitos para que o casamento evangélico ocorra.

Na maioria dos casos também há aulas de como o casal deverá se portar no casamento.

Os casamentos evangélicos não têm data e nem hora para ocorrer, podendo serem feitos em qualquer data a ser escolhida.

Casamento Católico

O casamento católico costuma ser mais tradicional. Não há brechas para modificar muitas coisas, como é o caso do local de casamento. Pode-se escolher outra paróquia, outro lugar do país para se casar, mas não pode ser feito em praias, afins, só na igreja.

Outra informação importante é que o casamento católico exige uma preparação através de curso de noivos.

Taxas também são exigidas na hora de casar. O casal deve arcar com alguns custos para a manutenção da igreja e da cerimônia.

Os casamentos católicos são realizados aos sábados tradicionalmente para não impactar no domingo de missa.

Os casamentos em igrejas mais concorridas devem ser agendados com meses de antecedência para não correr riscos.

Antes de aceitar casar os noivos, o padre faz uma pequena entrevista para dar a permissão e verificar se o casamento é a vontade dos dois e se estão realmente preparados.

Deixe um comentário